Select Menu
Sol na cabeça, pé no chão, construindo psicologia do litoral ao sertão: Mobilizações, Comunidade e Saúde
» » Inscrições de Trabalho (27º ENEP)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga







Existem duas modalidades de atividades para apresentação de trabalhos no 27º ENEP:

FIM DO PRAZO DE ENTREGA DE TRABALHOS (Não estamos mais aceitando trabalhos)

OBS: Prazo de envio de trabalho prorrogado para o dia 10 de Julho.

- Apresentação oral

- Apresentação de painel.

Ambas as modalidades estão previstas para acontecer dia 26/08. Cada apresentação oral terá um período de 15 minutos de duração, tendo a primeira início às 14hs e terminando às 17hs. Os painéis serão expostos das 14hs e terminarão às 15hs . O período das 19hs às 22hs está reservado para realização dos Grupos de Discussão e Vivências e a apresentação de trabalhos.

O número de trabalhos a serem aceitos para apresentação oral, dependerá do espaço físico disponível para tal atividade. Assim, o autor não poderá optar por apresentar oralmente, ficando a seleção do modo de apresentação a cargo da comissão científica do evento. Ou seja, ao submeter seu trabalho (resumo) à seleção, você NÃO ESTÁ ESCOLHENDO A MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO.

Todos os trabalhos enviados para seleção passarão por duas etapas de análise:

- Etapa 1: Será feita análise do resumo quanto a sua adequação às normas dos evento. Se o resumo estiver devidamente adequado, claro e pertinente à proposta do evento, o mesmo será aprovado.

- Etapa 2: Parte dos trabalhos aprovados na Etapa 1 serão selecionados para serem apresentados oralmente, os demais trabalhos aprovados na primeira etapa serão apresentados em formato de painel.

ATENÇÃO: Você NÃO poderá escolher se seu trabalho será apresentado oralmente, pois essa decisão ocorrerá através de seleção, sob responsabilidade da comissão científica. Você PODE, no entanto, escolher apresentar seu trabalho em forma de painel. Neste caso, é necessário que ao submeter o resumo, você especifique no corpo do email a escolha de apresentá-lo sob esse formato.

Os trabalhos que não tiverem especificado no email o interesse na apresentação como painel, passarão pelas duas etapas de seleção, tendo a modalidade de apresentação definida pela comissão científica.

A submissão de resumos de trabalhos a serem selecionados para apresentação deve seguir as normas descritas abaixo. SOMENTE SERÃO AVALIADOS RESUMOS ENVIADOS ATÉ O DIA 30/06/2014.*

OBS: Prazo de envio de trabalho prorrogado para o dia 10 de Julho.

SELEÇÃO DE TRABALHOS (RESUMOS):

1. CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO NO 27º ENEP

Obs: A aprovação somente nesta etapa significará a apresentação na modalidade painel.

A. Título do trabalho no topo da página, centralizado e com espaçamento simples. Com fonte Times New Roman, tamanho 14, todas as letras maiúsculas e negritadas.

A2. Nome do(s) autor(es) deve estar alinhado à direita, na linha imediatamente após o título, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O nome do apresentador deve estar sublinhado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar escrito(s) por extenso, em ordem direta, sendo maiúsculas somente as iniciais, não devendo ultrapassar o numero de quatro co-autores por trabalho. (ex. autor + 4 co-autores)

A3. Na linha imediatamente após o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve constar o endereço eletrônico do apresentador. Este deve estar com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, alinhado à direita.

A4. A vinculação institucional deve estar explicitada por extenso, na linha imediatamente após o email do apresentador, sendo maiúsculas somente as iniciais. Deve estar em Times New Roman 12, negritada, alinhada à direita.

Para mais de uma instituição deve-se separar os nomes de cada uma por ponto e vírgula, de forma respectiva em relação aos autores.

A5. Para iniciar o resumo deve-se pular uma linha após o(s) nome(s) da(s) instituição(ões).

A6. Corpo do texto do resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, sem formatação (negrito, itálico, sublinhado, etc.); mínimo de 250 palavras e máximo de 500 palavras; espaçamento simples; um único parágrafo, justificado com a primeira linha tendo recuo de 1,25cm à direita, sem subtítulos (como “Objetivos”, “Método”, etc.).

A7. No resumo não deve haver imagens, tabelas, figuras, gráficos, planilhas, nem similares, bem como não devem ser feitas citações com referência, por exemplo: “segundo Góis (2005), o sujeito comunitário é…” ou “o sujeito comunitário é... (GÓIS, 2005)”. Excetuando-se os casos em que seja imprescindível pelo teor do trabalho (referência a instrumento de coleta, obra de autor que seja foco de estudo conceitual, etc.).

A8. Após o resumo, deve-se apresentar 3 palavras chaves, que caracterizem o resumo. Devendo estar centralizadas, e em negrito.

A8. Todo o texto deve estar em cor preta.

B. No resumo deve constar, de maneira clara e objetiva, os aspectos descritos abaixo.

B1. Objetivo(s).

B2. Método.

B3. Resultados (finais, principais ou parciais).

B4. Conclusões.

C. Serão aceitos somente trabalhos científicos e/ou filosóficos, cujo teor esteja relacionado com um dos seguintes eixos:

1 – Processos educacionais

Perspectivas teóricas e/ou práticas acerca das vinculações entre os saberes da psicologia e da educação, como a atuação do psicólogo em instituições de ensino, envolvendo o debate sobre educação/formação/aprendizagem.

2 – Trabalho

Estudos e experiências que contribuam com reflexões a respeito da relação entre trabalho e formação humana, abarcando a diversidade conceitual e metodológica presentes neste elo.

3 – Saúde

Trabalhos que se dediquem às reflexões no campo da Psicologia em interface com a Saúde, abrangendo a dimensão coletiva e cultural implicados nestes múltiplos processos.

4 – Movimentos sociais

Busca problematizar como os Movimentos Sociais assumem o lugar de luta pelo poder no espaço de ação histórica, contribuindo, através da participação e conscientização, com o fortalecimento da identidade do sujeito e o desenvolvimento comunitário. A partir dos recentes movimentos políticos mundiais, em

especial as manifestações ocorridas no Brasil nos últimos anos, buscaremos problematizar seus significados e novas configurações na atualidade. Nessa perspectiva, questionamos: Como pode se configurar a práxis do psicólogo junto aos Movimentos Sociais?

5 – Território e meio ambiente:

Abrange trabalhos sobre a relação entre a produção de modos de existência e a constituição de espaços/territórios/fronteiras, analisando seus efeitos sociopolíticos e psicológicos, incluindo discussões ambientais. Abarca, também, discussões sobre os impactos oriundos das transformações do meio para a realização dos megaeventos (Copa e Olimpíadas) e os impactos socioterritoriais do pós-copa. Reúne experiências, estudos e pesquisas que enfoquem os diferentes territórios de vida de populações urbanas e rurais, no que se refere a diversidade de modos de viver, espaços específicos de sociabilidade, redes sociais, internet, áreas de risco, bem como, experiências instigantes de interação de povos e comunidades tradicionais.

6 – Violência e opressões

Trabalhos, pesquisa e/ou experiências que tratem das diversas formas de violência e opressão presentes em nossa sociedade tais como violência e opressão policial, de classe, de orientação sexual, de gênero, étnica, entre outras.

7 – Mídia, Cultura e Arte

Trata das contribuições que contemplem os processos de formação humana tendo em vista os meios midiáticos, os impactos da comunicação globalizada e a relação entre mídias e psicologia, no que se refere às contribuições e/ou críticas. Abre-se também enquanto espaço para apresentação de estudos sobre arte, manifestações artísticas, arte e processo de formação, bem como as relações desta com a psicologia. Contemplando o homem em todas as suas expressões e constituição como sujeito cultural.

8 – Gênero, Sexualidades

Experiências, estudos e/ou pesquisas que abordem as temáticas relacionadas às diversas formas de representação, constituição e construção do gênero pelo sujeito e suas manifestações de sexualidade.

9 – Reflexões sobre teorias, abordagens e campos de atuação

Trabalhos que discutem diferentes perspectivas históricas e teóricas da psicologia, bem como pressupostos epistemológicos e metodológicos na produção do conhecimento. Destaque aos trabalhos que contemplem as tensões entre teoria e prática, reflexões sobre o espaço acadêmico e os campos de atuação e analises dos processos de formação que contribuem para a formação do profissional de psicologia.

OBS: Todos os trabalhos são abertos à interface da psicologia com outros campos de saber que possam contribuir com as reflexões propostas.

2. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Serão priorizados resumos que demonstrarem:

A. Maior clareza e objetividade em todos os seus aspectos.

B. Maior pertinência do trabalho em relação aos eixos de ênfase do 27º ENEP

C. Maior potencial e pertinência para o debate e discussão do trabalho, resultados e/ou método empregados na pesquisa.

D. Aspectos de inovação na pesquisa nos objetivos, método, resultados e/ou conclusões.

E. Melhor fundamentação teórica do estudo.

Apenas as submissões de trabalhos enviados até o dia 30 de junho de 2014 serão consideradas válidas para avaliação e possível aprovação para o 27º ENEP. Os trabalhos enviados após essa data não serão considerados. A relação dos trabalhos selecionados para serem apresentados no evento, nas modalidades “oral” e “painel”, será divulgada pelo site e pelos e-mails cadastrados no dia 8 de Agosto de 2014.

PROCEDIMENTO SUBMISSÃO DE RESUMO DE TRABALHO

As submissões de resumos devem ser feitas via e-mail obedecendo as seguintes normas.

1. O assunto do e-mail deve ser “Submissão de resumo” + eixo temático do trabalho.

2. O corpo do e-mail deve conter o título do trabalho e o nome dos autores (com o nome do apresentador negritado).

2.1. Caso você queira apresentar seu trabalho na modalidade “painel”, deve estar especificado abaixo do titulo no corpo do email, com a palavra PAINEL, toda em maiúsculo.

3. O E-MAIL DE SUBMISSÃO DE RESUMO (INSCRIÇÃO) DEVE SER ENVIADO ATÉ O PRAZO MÁXIMO DE 15 de julho de 2014.

4. O resumo para apresentação de trabalho deve estar anexado ao email de submissão em arquivo word.

4.1. O nome do arquivo deve ser o nome completo do apresentador, sem acentos.

ATENÇÃO!!!

Você poderá submeter seu trabalho à seleção para apresentação no 27º ENEP sem estar inscrito como participante mas, para apresentá-lo (caso seja aceito), será necessário efetuar sua inscrição para participação. As pessoas que vão esperar o resultado do trabalho paga o referente (lote) a inscrição na época que enviou o trabalho. 

Co-autores NÃO precisam necessariamente estarem inscritos no evento.

O endereço para envio das propostas é: 

metodologiaenep@yahoo.com.br

Inscrição no evento: Clique Aqui

Autor C.A de Psicologia UECE

Perfil do C.A. de Psicologia UECE, responsável por esse blog.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

6 comentários

  1. Ficou um pouco confusa, pelo menos pra mim, a regra A6. O Corpo do texto do resumo deve ter espaçamento simples ou de 1,5?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se todos os trabalhos submetidos vcs deram retorno no e-mail? Se sim os que não foram acusado recebimento é devido algum problema com o trabalho?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida:
    Com a prorrogação do prazo, podemos submeter trabalhos como um todo (painéis ou/e apres oral) ou SOMENTE no formato de painel?
    Att,
    Ana p/
    GT de gênero e sexualidade

    ResponderExcluir