Select Menu
Sol na cabeça, pé no chão, construindo psicologia do litoral ao sertão: Mobilizações, Comunidade e Saúde
» » Cineterapia no 27º ENEP
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


O Cineterapia é um projeto realizado pela Secretaria de Cultura do Centro Acadêmico de Psicologia da UECE. Hoje ele é organizado por alunxs da UECE e UFC, recebendo patrocínio da Editora UECE. O Cine, no 27º ENEP ocorrerá dia 28 de Agosto às 14h e a palestrante será a Dra. Maristela Moraes. Veja mais sobre ela em "Palestrantes confirmados" (link em construção). O filme em questão ainda será debatido.

Sobre o Projeto:

O Cinema surge em meados do fim do século XIX e cada vez mais foi adquirindo espaço na organização social exercendo papel de formador de sujeitos, em âmbito ideológico e subjetivo, atuando diretamente na subjetividade e se caracterizando como uma espécie de “quarto poder”, além dos convencionais três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Cinema, portanto, constitui importante ferramenta de crescimento cultural, uma vez que propicia um lócus de discussão e fomento através da reflexão e da experiência artística por parte do espectador. Posto que durante a atividade de se assistir a um filme há todo um processo psíquico envolvido, envolvendo fatores cognitivos, psicológicos e culturais. Neste contexto, surge em 2013 o Cineclube Cineterapia, que é realizado por estudantes de graduação do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará, tendo um ciclo de seis exibições por semestre. Há a exibição de um filme, seguida de uma análise e/ou palestra por parte de algum profissional de Psicologia e áreas afins e um grupo de discussão acerca da temática do filme exibido. O projeto se fundamenta como uma pesquisa interventiva e objetiva contribuir para a formação do psicólogo trazendo discussões que transcendem as vivências em sala de aula facilitadas pela exibição de filmes e a consequente experiência cinematográfica, bem como dialogar os saberes da área da Psicologia com áreas afins da Ciência que tangenciem a prática e o saber psicológico. Além disso, fomentar um pensamento crítico das práticas e saberes aproximando discentes de diversos cursos acadêmicos.

Como metodologia são realizadas as exibições de seis filmes seguidas dos grupos de discussão e palestras. Para fundamentação utilizamos levantamento bibliográfico de autores diversos sobre as áreas de Cinema, Psicologia, Teoria Crítica e Psicanálise, traçando seu diálogo. Percebemos que a Academia tem um compromisso com a comunidade de estabelecer processos de educação, além do compromisso ético-político de exercer uma função social dentro do espaço comunitário. A mídia ocupa um papel formador que interfere na subjetividade e nos processos de (re)significação de identidade dos sujeitos, tendo no desenvolvimento do cinema e da televisão um meio efetivo de influência exercendo um poder que vai além dos três poderes tradicionais de um regime pensado democrático. A experiência cinematográfica muito nos diz sobre a experiência subjetiva e, uma vez o homem sendo considerado eminentemente político, podemos compreender a atividade humana como um processo dialético de transformação social onde os membros envolvidos no sistema se permeiam suplementando-se. 

Concluímos que o Cinema é um meio capaz de suscitar pertinentes discussões acerca do sujeito, sociedade e a interação entre ambos. Seu estudo, ao longo da História, demonstrou ser muito produtivo e cumprir, seja por meio de pesquisas, intervenções ou realizações, uma importante função social e de esclarecer processos relativos ao ser humano. Bem como, uma prática emancipatória e boa ferramenta de educação e atividade para ação social crítica onde os sujeitos possam reforçar seu processo de autonomia subjetiva ante os diversos discursos presentes, fazendo semblante na cultura. Portanto, o cinema surge como ferramenta inclusiva da reflexão e como estabelecedor da prática emancipatória.


Twitter: @CCineterapia



Email: cineterapiauece@gmail.com

Centro Acadêmico de Psicologia UECE (CAPSICO) - Gestão Ventura

Alguns cartazes anteriores do Cineterapia:

Clique na imagem para ampliar

Autor C.A de Psicologia UECE

Perfil do C.A. de Psicologia UECE, responsável por esse blog.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios