Select Menu
Sol na cabeça, pé no chão, construindo psicologia do litoral ao sertão: Mobilizações, Comunidade e Saúde
» » Sobre a CONEP
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Este é o último post.


Conheça a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia

Embora o Movimento Estudantil de Psicologia (MEPsi) tenha dado seus primeiros passos já na década de 1960, a Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP) só veio a surgir no ano de 2003, após um extenso processo de reorganização, do qual participaram acadêmicos de várias universidades e regiões do país. Naquele momento, vislumbrava-se a necessidade de construir uma entidade que aglutinasse as lutas estudantis, que debatesse os currículos dos cursos de Psicologia e as práticas profissionais, além de formar alianças com outras entidades e realizar os encontros nacionais.

Ao longo desses anos, várias pessoas, forças políticas e entidades de base contribuíram e têm ajudado a CONEP a se estabelecer como uma organização sólida, combativa e representativa dos estudantes de Psicologia do país. Os últimos Encontros Nacionais de Estudantes de Psicologia (ENEP) e reuniões do Conselho Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEPsi) têm sido marcados pelo ímpeto de revigorar a CONEP e fazer com que ela seja apropriada pelos estudantes de psicologia em luta. Assim, novos sujeitos têm se implicado, e as pautas de luta e a estrutura da entidade têm sido ressignificadas.

Nesse sentido, hoje temos uma coordenação composta tanto por pessoas como por entidades de base (centros acadêmicos e diretórios acadêmicos), além dos coletivos de estudantes organizados, que podem compor comissões ou ocupar as funções de articuladores regionais. Sobre a organização da entidade, vale destacar o papel do Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia (ENEP). Os encontros, que são realizados anualmente, são espaços onde estudantes de todo o Brasil debatem temas ligados à formação, à profissão e à sociedade como um todo, criando um grande intercâmbio de informações e aprofundamento dos debates. Além disso, é na plenária final do ENEP que são decididas as diretrizes da CONEP para o próximo ano, assim como seu coletivo gestor.

Algumas das principais demandas da CONEP atualmente são: fazer com que ela seja conhecida e reivindicada por um maior número de estudantes, participar das lutas estudantis do dia-a-dia de forma crítica, e se posicionar em relação aos assuntos e temas de interesse dos estudantes, dos profissionais e da sociedade como um todo. Assim, a CONEP se posiciona contra o Ato Médico, por acreditar que este é um retrocesso para as políticas públicas em saúde, além de cercear o trabalho multiprofissional. Está presente também na Luta Anti-Manicomial, onde defende a Reforma Psiquiátrica, os modelos de tratamento substitutivo, a autonomia dos usuários dos serviços de saúde mental, a fortificação do SUS e seu controle social legitimamente popular. Está no combate às políticas neoliberais na Educação brasileira, na contramão do REUNI, em defesa da Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade. É contrária à Educação à Distância, ao ENADE e sua lógica de ranqueamento e punição, e à mercantilização da educação.

A Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP) acredita que a formação acadêmica não se dá somente no contexto de sala de aula, mas também na militância, nos projetos de extensão popular, na participação e convivência junto aos movimentos sociais, nos centros culturais, entre outros lócus. Portanto, ainda é extremamente pertinente o debate sobre currículos, no sentido de pensar em uma formação que seja voltada a atender os anseios da sociedade e emancipar os sujeitos. É com essa perspectiva que a CONEP se posiciona em alguns fóruns que compõe, como, por exemplo, o FENPB (Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira), buscando levar as reivindicações dos estudantes de Psicologia para esse espaço. Esse fórum é composto por 21 entidades que estão no âmbito sindical, profissional e estudantil, sendo que a CONEP representa o último.

Em relação à política estudantil, o momento exige principalmente o fortalecimento das entidades de base já existentes e a fundação destas nas universidades ainda desguarnecidas. Faz-se necessária também a aproximação em relação às Entidades e Coletivos Regionais de Estudantes de Psicologia (COREP’s e COEREP’s, que são autônomas e têm seu funcionamento independente da CONEP), a construção e o fortalecimento dos encontros regionais (EREP’s) e a politização do Encontro Nacional. Nesse sentido, convidamos você, estudante de Psicologia, a participar do Centro Acadêmico da sua instituição de ensino e a se organizar junto aos articuladores e ao MEPsi de sua região. Só assim será possível construir novas possibilidades de formação e atuação para a Psicologia Brasileira.




e-mail: coneponline@gmail.com

Lista de emails: br.groups.yahoo.com/group/conep/join

Autor C.A de Psicologia UECE

Perfil do C.A. de Psicologia UECE, responsável por esse blog.
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Este é o último post.

Nenhum comentário

Comentarios